30 avril, 2006

Abertura do dossiê



Bonjour Galera!

Conforme último post, contei a vocês que a Madame Valéria Godoy nos solicitou alguns documentos faltantes. Enviamos via fax, ligamos pra confirmar, e agora tudo ok.
Bem, naquele mesmo dia, 24 de Abril, recebemos o e-mail de Abertura do Dossiê, ou seja, toda a documentação está certinha, já será debitado o valor do cartão de crédito e agora é só esperar os próximos contatos.
Essa acho que é a parte mais difícil, esperar, pelo menos pra mim, que sou super anciosa, é complicadíssimo mas fazer oque, estou tentando seguir a dica do meu colega Patrick: "temos que viver como se nada disso estivesse acontecendo" que, aliás, já havia sido dito a ele por um outro colega, o Luis. Ou seja, deve ser normal essa agonia entre todas as pessoas que passam por este processo, afinal, são meses de paciência....

24 avril, 2006

Envio da documentação


Após organizar e revisar toda a documentação, preencher e assinar todos os formulários necessários e ter certeza que não faltava nada, no dia 05/04/2006 lacramos o envelope e seguimos rumo ao Correio. Ai que emoção...

O Escritório que analisa os processos dos brasileiros interessados em imigrar para Québec fica na Argentina, segue o endereço para envio dos documentos:

Escritório de Imigração de Québec em Buenos Aires
Delegação de Québec
Edifício Laminar Plaza
Ing. Butty 240 3 Andar
C1001AFB Buenos Aires
ARGENTINA

Enviamos através do serviço de Sedex Mundi e isso nos custou R$56,00. Através deste serviço, é possível acompanhar o deslocamento da correspondência pelo site e assim podemos saber exatamente a data que o envelope chega lá. Pelo nosso acompanhamento, eles receberam nosso processo no dia 12/04 mas nada de retorno (eles nos mandam um email confirmando o recebimento), então, temos que esperar, esperar e esperar.
Somente no dia 21/04 recebemos um contato; a Madame Valéria Godoy nos enviou um email informando o recebimento e solicitando alguns documentos faltantes: Comprovantes de endereço do casal para comprovar a união a pelo menos 1 ano, pois, como não somos casados no civil, somente as comprovações enviadas não foram suficientes. Tudo bem, hoje, dia 24/04, enviei via fax os documentos e liguei em seguida pra saber se estava tudo certo. Certíssimo, agora sim acho que não falta nada...

Vamos continuar a esperar, esperar e esperar...

Documentação


Olá a todos!!

Voltei, e agora, para descrever a vocês quais foram os documentos necessários para o processo de Imigração para Québec.
Dentre várias maravilhosas províncias do Canadá, escolhemos Québec, não só pelas suas belezas e qualidades mas também, pelas facilidades do processo. Não que ele seja fácil, mas se compararmos com o processo Federal, considerando nosso perfil, este processo estaria mais próximo da nossa realidade. Mas porquê? Primeiro pelo idioma, no processo Federal, antes de iniciar o processo, é necessário passar no teste IELTS de Inglês e, além disso, o valor que deve ser comprovado é maior que para o processo de Québec. Ou seja, neste processo, teremos sim que estudar muito o Francês mas precisaremos garantir conhecimento de acordo com o nível colocado no Formulário que preenchemos e enviamos junto com a papelada e, esta comprovação, se faz mediante comprovações de cursos e oralmente na entrevista de seleção que é realizada pessoalmente.
Se o seu caso for parecido com o nosso: um casal sem filhos, vocês poderão aproveitar algumas informações do nosso blog, mas não esqueça, sempre confirme as informações nos sites oficiais afinal, os requisitos podem mudar e se der bobeira já viu né.

Documentos enviados*:

1 – Curriculum Vitae do(a) requerente principal e esposa(o) ou conjugue de fato, se for o caso.
2 – Uma solicitação de Certificado de Seleção do Québec para o(a) requerente principal e um para o(a) esposo(a) ou conjugue de fato.
3 – Taxas de processamento da Solicitação de Certificado de Seleção do Québec.
4 – Anexo: Declaração de esposo ou conjugue de fato, se você é casado(a) ou conjugue de fato (pessoas não legalmente casadas que vivam maritalmente a pelo menos 1 ano).
5 – Diplomas e certificados de escolaridade do(a) requerente principal e da(o) esposa(o) ou conjugue de fato.
6 – Provas do emprego atual e dos empregos passados – últimos 10 anos – para o(a) requerente principal e para o(a) esposo(a) ou conjugue de fato. São aceitos como provas: o último recibo de pagamento, indicando a data de entrada nos correios, assim como a data do último depósito e/ou um atestado das contribuições feitas ao fundo de aposentadoria nacional (INSS no Brasil), e/ou uma carta de seu empregador indicando a duração do emprego e as funções do posto ocupado.
7 – Preencher o formulário de autonomia financeira e adicionar as provas financeiras (extratos de conta bancária dos últimos 3 meses) ou um documento com assinatura autenticada, no qual deve constar que você se compromete a ter a reserva financeira exigida pela imigração no momento da ida ao Québec.
8 – As cópias das páginas do passaporte contendo a foto e identidade (válida por pelo menos 12 meses), para o(a) requerente principal e para o(a) esposo(a) ou conjugue de fato.
9 – Uma foto (do tamanho da foto do passaporte) recente de cada pessoa mencionada no formulário, colada ao campo reservado para este efeito no formulário.
10 – Certidão de nascimento do(a) requerente principal e do(a) esposo(a) ou conjugue de fato.
11 – Provas de estado civil: certidão de casamento, atestado de óbito do(a) esposo(a), de divórcio, de adoção. De guarda legal, etc.
12 – Atestados do curso de francês ou do seu nível em francês – para o(a) requerente principal e um para o(a) esposo(a) ou conjugue de fato.

A lista de documentos na íntegra, formas de pagamento das taxas e outras informações, podem ser encontradas no link do escritório de imigração do Québec em Buenos Aires.

* FONTE: Esta lista de documentos foi extraída do Blog Patrick e Valéria(http://patrickevaleria.blog.com/566563/). Visitem, vale a pena!

Informações sobre o envio seguem no próximo post..

Uffff!

19 avril, 2006

Emissão dos passaportes


A cópia dos passaportes é um dos documentos necessários para o processo de Imigração para Quebec, portanto, esta pra nós foi uma das primeiras providências.
Primeiro visitamos o site da Policia Federal para saber qual o procedimento e nele encontramos todas as informações necessárias:
http://www.dpf.gov.br/

Bem, conforme instruçoes, o primeiro passo foi tirar as fotos 5X7 datadas para o passaporte.
Pesquisamos e encontramos um lugar com um preço legal. Só um detalhe, chego lá de blusinha de alças e não podia, tinha que ser de blusinha fechada... Que ódio, tive que colocar uma camisete xadrez bem feinha lá da loja, mas, fazer oque né... tiramos e já saímos com as fotos na hora.

Imprima também a guia para recolhimento da taxa para emissão do passaporte e já leve o boleto pago junto com os documentos. Esse boleto também é gerado no mesmo site e a taxa é de R$89,71 por passaporte.

Outra coisa, não precisa levar cópias de documentos, basta preencher o formulário que tem no site e levar os documentos originais para conferência dos dados. Ah! tem que levar também um comprovante de quitação eleitoral, se você não tiver aquele comprovante da eleição, acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado e imprima um comprovante que é emitido on line, no nosso caso, o site do TRE no MT é:
http://www.tre-mt.gov.br

Documentos necessários:
* Carteira de Identidade Civil (RG) ou Militar para os maiores de 18 anos.
* Certificado de Reservista ou comprovante de situação militar, para os requerentes do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos, na falta destes, apresentar declaração da Justiça Militar que ateste quitação com a mesma.
* Título de Eleitor e comprovante (s) de votação da última eleição. Na falta do título e/ou do comprovante, apresentar declaração da Justiça Eleitoral que ateste a quitação com a mesma.
* Duas fotos iguais, tamanho 5x7, datadas, no máximo há 6 meses, tiradas de frente, coloridas, e em papel liso de fundo branco, com o ano contendo os 4 dígitos.
* Uma via da guia de arrecadação (GRU), referente ao recolhimento da taxa de emissão do documento de viagem.                        

E é isso, basta dar entrada, aqui em Cuiabá eles já ficaram prontos com 3 dias úteis, mas isso varia de acordo com cada estado.

18 avril, 2006

Estou confusa...


Bem pessoal,
Desculpem a confusão inicial do nosso Blog. Já está tarde e não estou conseguindo organizar como gostaria mas, prometo diariamente dar uma arrumadinha, até ficar mais agradável..

Vou aproveitar para nos apresentar, assim fica mais fácil trocarmos idéias:
Eu sou Amanda, tenho 27 anos, minha formação é na área de Informática mas atualmente trabalho com Telecomuicações.
Meu marido é o Franklin, ele tem 27 anos, e também é da área de Informática, ele é técnico em Redes.
Nossa intenção neste Blog é colocar o passo a passo do processo de Imigração para Quebec. Ainda estamos no início de tudo, enviamos no dia 05/04 a documentação para o Escritório de Buenos Aires e, por enquanto, temos que esperar pra ver se está tudo certo. Assim que receber uma resposta se está tudo ok, colocarei aqui toda a documentação enviada...

Agradeço as visitas e conto com sugestões e comentários!
Beijos!!!

17 avril, 2006

Primeiros passos...

Antes de mais nada,, um dos primeiros passos é visitar o site do Escritório de Imigração de Buenos Aires.
Para nós que estamos no Brasil, a documentação será enviada para este escritório e neste site, vocês poderão encontrar várias informações e pré-requisitos:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/portugais/buenos_aires/index_port.asp

Outro link deste mesmo site é o:
http://206.162.174.213/dpi/index.jsp?languageCode=en

Neste você fará um teste on line que indicará, de acordo com suas informações pessoais, se você tem ou não condições de se candidatar ao processo. Afinal, todo o processo tem um custo, que aliás, não é baixo, portanto, para saber se voce tem ou não chance, faça o teste com atenção. Calma,, caso voce não esteja apto, refaça o teste mudando algumas alternativas, lógico, sem mentiras! faça dentro de suas possibilidades, por exemplo, se colocou que não tem conhecimento do Frances, mude isso, coloque que tem conhecimento básico. Se assim voce passar, comece a estudar desde já pra não dar vexame na entrevista.

Até a próxima...

Agradecimentos

Desde que resolvemos definitivamente tentar o processo de imigração para o Quebec, estivemos em busca de muitas informações. Primeiro porque não sabia nem por onde começar e depois, para saber realmente se era isso que queríamos. Durante este tempo, várias foram as fontes de informações e dentre elas, gostaria de destacar e agradecer algumas delas:
O Orkut foi um grande parceiro neste momento. Várias comunidades e vários colegas nos ajudaram muito, tanto direta quanto indiretamente, afinal, algumas pessoas dedicam seu tempo para ajudar aos outros nestas comunidades e por isso, decidimos também elaborar um blog para também termos a oportunidade de contribuir com outras pessoas que tenham o mesmo sonho. Agradecimentos especiais ao pessoal das comunidades: Maura, me ajuda!, Quero ir para Quebec, Brasileiros indo pro Quebec, e várias outras...
Outra grande ajuda foi conseguida principalmente através de outros blogs. Blogs do Luis e da Tati, do Patrick e da Valéria e vários outros, nos auxiliaram muiiittooooo... foram informações preciosíssimas que nos serviram de orientação, sugestão e guia...
E claro, contatos pelo MSN, que sempre foram muito úteis. Principalmente pela prontidão de todos que sempre que foi necessário nos ajudaram...
Preciso agradecer especialmente ao Patrick, a Valéria e a Priscila, que me esclareceram várias dúvidas e inclusive deram dicas sobre a organização do processo... com certeza jamais esquecerei...
Tem um outro colega que também não posso esquecer, o Bruno. Afinal, foi ele, lá de Toronto, que me apresentou as primeiras informações sobre o Canadá e me incentivou a conhecer e a me informar sobre este destino. Bruno, obrigada!!
Desculpem escrever as vezes no singular e outras vezes no plural.. é que escrevo em nome do casal mas quem vos fala é Amanda,,, sou eu quem gosto mais destas coisas e tenho tantas coisas pra falar que fica difícil digitar tudo de uma vez,, a continuação fica para os próximos posts...

Obrigadaaaaaaaa!!