23 mai, 2006

Laval


Laval é uma cidade e uma região administrativa da província canadense de Quebec, e parte da região metropolitana de Montreal. Localiza-se na Ilha de Laval, ao norte da Ilha de Montreal, no Rio São Lourenço. Possui 246 km², 364 756 habitantes e uma densidade populacional de 1 482,9 hab/km². O gentílico dos habitantes da cidade é lavallois(e).

Laval foi fundada em 1702, e incorporada em 1965, através da união de 14 cidades que existiam ao longo da Ilha Laval. O nome da cidade origina-se do primeiro bispo do Quebec, François de Laval. É um importante subúrbio de Montreal, possuíndo uma forte base comercial e industrial, bem como um sistema de transportes bem desenvolvido.

Leia também: http://www.tourismelaval.com/


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Laval

18 mai, 2006

Montréal

Montreal está localizada na confluência do Rio São Lourenço e Ottawa, a 72 quilômetros da fronteira com os Estados Unidos. Fundada em 1642, é hoje conhecida pela diversidade cultural. Mais de 80 grupos étnicos estão representados em sua área metropolitana, sendo que aproximadamente 70% de seus habitantes têm ascendência francesa. Esta é a segunda maior cidade de idioma francês no mundo. A região de Montreal é um arquipélago urbano, com mais de 400 ilhas. A cidade divide uma ilha de 50 quilômetros de extensão no rio São Francisco com os outros 28 municípios que formam a chamada Comunidade Urbana de Montreal.

Montreal possui cerca de 1,8 milhões de habitantes (1,6 milhões após a fissão ser concretizada) dentro de seus limites municipais. A Grande Montreal possui 3 607 000 habitantes, segundo uma estimativa da Statistics Canada. Habitantes da cidade são conhecidos como Montrealer, em inglês, e Montréalais (pessoa do sexo masculino) ou Montréalaise (pessoa do sexo feminino), em francês.

Montreal (Montréal, na escrita oficial da cidade, em francês) é a maior cidade da província do Quebec, no Canadá, a segunda mais populosa do país, e também a segunda mais populosa cidade francófona do mundo. É também uma região administrativa do Quebec. É um dos principais centros industriais, comerciais e culturais da América do Norte.

Com uma incrível agenda de eventos, que inclui os festivais de jazz e de cinema (o internacionalmente conhecido Montreal Word Film Festival), Montreal tem 60 teatros, 161 salas de cinema e 65 mil assentos disponíveis para shows quase todas as noites do ano. A área cultural é uma das mais movimentadas; por lá encontram-se mais de 100 companhias inglesas e francesas de teatro. A indústria da cultura emprega cerca de 90 mil pessoas, e segundo a Unesco, em 2005 Montreal, que anualmente sedia mais de 40 festivais, será conhecida como a cidade da literatura. A Cidade também é considerada um dos maiores centros de moda do mundo.

As 10 atrações mais populares de Montreal:

Cassino de Montreal
Porto de Montreal
Oratório de Saint-Joseph
La Ronde
Jardim Botânico
Biodome
Museu de Belas-Artes
Basilica de Notre-Dame
Museu Pointe-à-Callière
Museu Marguerite-Bourgeoys et la chapelleNotre-Dame-de-Bon-Secours

Muito bem localizada, Montreal, de carro, está a duas horas de distância de Ottawa, duas horas e meia de Quebec e cinco horas de Toronto, tem como suas principais atrações naturais o rio São Lourenço e o Monte Royal, com um parque que recebe visitantes durante todas as estações do ano. O desenho do parque foi feito pelo paisagista americano Frederick Law Olmsted, o mesmo do Central Park, de Nova York.

Montreal possui a segunda maior população francófona do mundo, estando atrás apenas de Paris. Porém, Montreal também possui uma considerável comunidade anglófona, e um crescente número de pessoas cujo idioma materno não é nem o francês nem o inglês.

Montreal possui uma das populações mais bem educadas do mundo, possuindo a maior concentração de estudantes universitários per capita de toda a América do Norte. A cidade possui 4 universidades - duas delas francófonas e duas delas anglófonas - e 12 faculdades. É um centro da indústria de alta tecnologia - especialmente na área de medicina e na indústria aeroespacial. Montreal é atualmente uma das cidades mais seguras do continente americano, sendo que em 2005, foram cometidos apenas 35 homicídios em toda a cidade.

As boas condições econômicas da cidade permitiram atuais avanços na infra-estrura da cidade, com a expansão do sistema de metrô para a cidade vizinha de Laval e o desenvolvimento de um anel rodoviário em torno da Ilha de Montreal. A revitalização de vários bairros, antes decadentes, também está ocorrendo.

Importante:
*As flores na bandeira e no selo da cidade são símbolos da França, da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda.
*O nome da cidade origina-se de Mont Royal, o monte onde Jacques Cartier havia estacado uma cruz no topo, e que o navegador nomeou em homenagem ao Rei que o havia patrocinado, Francisco I. Eventualmente, o nome do monte passaria a ser associado também com a cidade.
*O nome oficial da cidade é Montréal, segundo o governo do Canadá e do Quebec, devendo aparecer acentuado, em todos os materiais impressos no país, seja em inglês ou em francês. Porém, costuma-se omitir o acento em materiais anglófonos, enquanto materiais francófonos mantêm a acentuação.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/montreal
http://www.aircanada.com.br/canada

16 mai, 2006

Cidade de Québec


A cidade de Quebec (Québec, na nomenclatura oficial no país), também por vezes chamada de Quebeque em português, é a capital da província do Quebec, no Canadá, e a cidade mais antiga do país. Localiza-se no sudeste da província, às margens do Rio São Lourenço, a aproximadamente 180 km nordeste da maior cidade da província, Montreal. A cidade propriamente dita tem cerca de 508 mil habitantes, com aproximadamente 690 mil vivendo na zona metropolitana da cidade de Quebec.

O nome oficial da cidade é Québec, pelo governo provincial e federal, e tanto em francês quanto no inglês. No francês a província é chamada de Le Québec, enquanto a cidade é simplesmente Québec, sem o Le. Para a apropriada diferenciação entre a província e a cidade, esta geralmente é chamada de ville de Québec em francês ou Québec City em inglês.

Fundada em 1608, a capital é a mais antiga cidade canadense e, ao norte do México, a única a ser fortificada. Berço da francofonia na América, ela soube valorizar suas extraordinárias riquezas patrimoniais. Além disso, a Unesco reconheceu os esforços feitos nesse sentido, inscrevendo-a, em 1985, em sua Lista do Patrimônio Mundial.
Québec, isto todos sabem, é uma cidade humana e acolhedora. Em 2001, a revista canadense Today's Parent concedeu-lhe o título de « Melhor cidade no Canadá para as famílias ». Este reconhecimento subentende que ela conseguiu satisfazer as necessidades das famílias tanto nos planos educativo, cultural e esportivo, quanto nos de segurança e economia.

A presença da Universidade do Québec, da Télé-Université, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), de quatro CÉGEPs (colégios de ensino geral e profissionalizante), sem contar as escolas particulares, garante a diversidade de formações. Estes estabelecimentos preparam muito bem suas clientelas para o desafio imposto pelo mercado de trabalho em constante tranformação.

Em Québec, não se precisa abrir mão das caminhadas à noite. Ao contrário! Os habitantes vivem na quietude de seus bairros. O número de crimes contra a pessoa é nitidamente inferior ao registrado em Montreal e Toronto, por exemplo.

Uma família residente na capital necessita de alguns milhares de dólares por ano para moradia, alimentação e vestuário. Os tratamentos médicos são gratuitos e as taxas escolares, bem abordáveis. Com uma inflação controlada, Québec se encontra entre as cidades canadenses que tratam a questão do custo de vida com mais sucesso.

Antes de mais nada, Québec é uma cidade de serviços, e os esforços dos últimos anos pela diversificação da economia trouxeram frutos. Hoje, a capital e sua região acolhem um número crescente de empresas associadas às novas tecnologias, que apóiam as atividades de reputados centros de pesquisa.

Alguns números interessantes:
- Segundo um estudo feito por Statistique Canada, o índice de desemprego é mais baixo em Québec que em Montreal, Toronto e Vancouver.
- O índice de desemprego é de apenas 5,9 % na região de Québec, enquanto que ele atinge 8,4 % na província como um todo.
- De janeiro a junho de 2002, 55 000 empregos foram criados na região da capital, e a maioria deles é de tempo integral. Eles representam um quarto de todos os novos empregos recensiados na província de Québec, mesmo que a região possua apenas 10 % da mão-de-obra quebequense.
- As perspectivas globais do mercado de trabalho permitem entrever a criação de 48000 empregos na região de Québec até 2005.


Fonte: http://www.ville.quebec.qc.ca
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quebec_%28cidade%29

Enquanto esperamos...

Bem, enquanto continuamos esta angustiante espera, vou aproveitar pra colocar aqui um resumo sobre algumas das principais cidades de Quebéc.
A princípio nossa decisão foi por Montreal mas decidimos continuar pesquisando pra ter certeza se está é a melhor opção.
Então, nos próximos posts, voces encontrarão informações e pesquisas sobre algumas cidades.

À bientôt!

02 mai, 2006

Automóveis e Imóveis no Canadá

Olá a todos!

Pessoal, encontramos um site bem interessante de anúncios de automóveis semi-novos, inclusive com simulação de financiamentos e outras informações. Acho importante termos uma idéia de como estão os preços dos carros por lá.
Gente! Têm carros muito lindos e com preços muito bons!!! Lógico que precisaremos trabalhar um bocado pra comprar um destes mas é sempre bom sonhar alto.
O site para pesquisa é:
http://www.mtlautoprix.com/francais/main.asp#4

Que tal esta Mercedes?


Vou aproveitar este post para acrescentar uma outra informação bem interessante, na verdade um outro site de anúncios de Montreal e outras cidades do Quebec, mas neste caso, tem anúncios diversos com fotos e valores. Vocês encontrarão imóveis a venda ou para alugar, animais domésticos, empregos, automóveis e vários outros produtos...
Visitem, vale a pena! http://www.acam.qc.ca/Quebec/Montreal/annonces.acpl

E quem sabe quando comprarmos esta casinha poderemos agendar um churrasco?



Bons negócios!

01 mai, 2006

Salários no Canadá na área de TI



Boa Noite pessoal!

Dei uma passada pelo nosso blog pra postar pra vocês uma super dica.
Como vocês sabem eu e meu marido somos da área de TI e estamos aproveitando esta fase de espera pra pesquisar um pouco sobre nossa área no Canadá.
Nesta pesquisa, encontrei um site super interessante que mostra a média salarial de acordo com os cargos e regiões do Canadá.
Então, para todos nós, futuros imigrantes canadenses, segue link para pesquisa:
http://salary.monster.ca/

Vamos aproveitar este post pra conhecer outros colegas que também sejam da área.. Acho interessante trocarmos idéias sobre Informática no Quebéc. Deixe seu comentário!


Até a próxima!