18 août, 2007

1 mês em Québec...




Pois é pessoal, hoje, dia 18 de agosto de 2007, completamos nosso primeiro mês aqui em Ville de Québec e me deu uma vontade de escrever aqui no blog, entao, voilà.
Esses primeiros 30 dias aqui foram bem corridos porque é nesse momento que temos que providenciar documentos, correr atras de informacoes, apartamento, mobilia, etc.. Dentres os quais citarei alguns:

- Seguro social: Nada de burocracia, apenas apresentamos nossos documentos de imigracao e na época indicamos um endereco pra entrega das carteirinhas. Esse numero é necessario para trabalhar e é solicitado em algumas outras providencias q temos q tomar. Ja saimos na hora com o numero e com 7 dias recebemos a carteirinha definitiva.

- Pedido francisacao: Enviamos os formularios dia 23 de agosto e até agora nada de resposta. Ainda temos q receber o convite pra fazer as avaliacoes pra definir os niveis e depois outra carta confirmando a data de inicio. Como ainda nao recebemos e o proximo grupo comeca dia 21, vamos entrar numa francisacao de uma escola particular q o MICC indica.

- Seguro Saude: O famoso assurance maladie. Esse nos so fizemos a solicitacao qdo ja estavamos com o bail, pois é necessaria a apresentacao pra comprovar endereco. O nosso comecara a ser valido dia 01 de outubro.

- Assinatura do bail: Tivemos sorte e encontramos rapidamente o apartamento como ja descrevemos em outro post.

- Carteirinha das bibliotecas: Depois da dica de alguns colegas fizemos gratuitamente nossas carteirinhas q sao validas pra utilizar os servicos de todas as bibliotecas da cidade.

- Compra de moveis e roupas: A casa ja esta praticamente mobiliada e nao gastamos muito. As roupas estamos comprando aos poucos, por enquanto nada pro friozao...

- Palestras do MICC: Participei de varias sessoes de informacao no MICC, todas foram muito boas e aprendi varias coisas q nunca tinha encontrado em nenhum site enquanto estava no Brasil.

- Carteirinha do onibus: Uma necessidade.

- Contratacao de Fone e Internet: Tb necessidade.

Acho que é isso... se nos pergutarem qual é a avaliacao q fazemos deste primeiro mês, posso dizer com certeza q é POSITIVA!!! Estamos adorando a cidade, as pessoas, os lugares e os costumes. Com certeza ainda temos muito oq vivenciar pela frente mas até entao tudo tem sido muito bom.. Sinceramente, ficamos muito felizes em ter escolhido Cidade de Québec.

Beijos e bom final de semana a todos!

3 commentaires:

Panda a dit…

Olá pessoal,

estava mesmo com saudades de vcs e das postagens no blog.
Fico muitíssimo feliz por estar tudo dando certo para vcs.
Não vejo a hora de estar por aí tb...

Abraços,

Alê

Anonyme a dit…

Parabéns pelo primeiro mês.

Adriana a dit…

Félicitations Amanda pour ton premiér mois au Québec!!

Bien que je ne peux pas parler en portugais je le comprend et je se sais que vous allez bien.

Au bientôt!