16 mai, 2006

Cidade de Québec


A cidade de Quebec (Québec, na nomenclatura oficial no país), também por vezes chamada de Quebeque em português, é a capital da província do Quebec, no Canadá, e a cidade mais antiga do país. Localiza-se no sudeste da província, às margens do Rio São Lourenço, a aproximadamente 180 km nordeste da maior cidade da província, Montreal. A cidade propriamente dita tem cerca de 508 mil habitantes, com aproximadamente 690 mil vivendo na zona metropolitana da cidade de Quebec.

O nome oficial da cidade é Québec, pelo governo provincial e federal, e tanto em francês quanto no inglês. No francês a província é chamada de Le Québec, enquanto a cidade é simplesmente Québec, sem o Le. Para a apropriada diferenciação entre a província e a cidade, esta geralmente é chamada de ville de Québec em francês ou Québec City em inglês.

Fundada em 1608, a capital é a mais antiga cidade canadense e, ao norte do México, a única a ser fortificada. Berço da francofonia na América, ela soube valorizar suas extraordinárias riquezas patrimoniais. Além disso, a Unesco reconheceu os esforços feitos nesse sentido, inscrevendo-a, em 1985, em sua Lista do Patrimônio Mundial.
Québec, isto todos sabem, é uma cidade humana e acolhedora. Em 2001, a revista canadense Today's Parent concedeu-lhe o título de « Melhor cidade no Canadá para as famílias ». Este reconhecimento subentende que ela conseguiu satisfazer as necessidades das famílias tanto nos planos educativo, cultural e esportivo, quanto nos de segurança e economia.

A presença da Universidade do Québec, da Télé-Université, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), de quatro CÉGEPs (colégios de ensino geral e profissionalizante), sem contar as escolas particulares, garante a diversidade de formações. Estes estabelecimentos preparam muito bem suas clientelas para o desafio imposto pelo mercado de trabalho em constante tranformação.

Em Québec, não se precisa abrir mão das caminhadas à noite. Ao contrário! Os habitantes vivem na quietude de seus bairros. O número de crimes contra a pessoa é nitidamente inferior ao registrado em Montreal e Toronto, por exemplo.

Uma família residente na capital necessita de alguns milhares de dólares por ano para moradia, alimentação e vestuário. Os tratamentos médicos são gratuitos e as taxas escolares, bem abordáveis. Com uma inflação controlada, Québec se encontra entre as cidades canadenses que tratam a questão do custo de vida com mais sucesso.

Antes de mais nada, Québec é uma cidade de serviços, e os esforços dos últimos anos pela diversificação da economia trouxeram frutos. Hoje, a capital e sua região acolhem um número crescente de empresas associadas às novas tecnologias, que apóiam as atividades de reputados centros de pesquisa.

Alguns números interessantes:
- Segundo um estudo feito por Statistique Canada, o índice de desemprego é mais baixo em Québec que em Montreal, Toronto e Vancouver.
- O índice de desemprego é de apenas 5,9 % na região de Québec, enquanto que ele atinge 8,4 % na província como um todo.
- De janeiro a junho de 2002, 55 000 empregos foram criados na região da capital, e a maioria deles é de tempo integral. Eles representam um quarto de todos os novos empregos recensiados na província de Québec, mesmo que a região possua apenas 10 % da mão-de-obra quebequense.
- As perspectivas globais do mercado de trabalho permitem entrever a criação de 48000 empregos na região de Québec até 2005.


Fonte: http://www.ville.quebec.qc.ca
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quebec_%28cidade%29

2 commentaires:

Anonyme a dit…

Parabens pelo seu Blog, ele esta muito muito interessante e bem explicativo, ajudara muita gente que esta iniciando. Espero que conquistem logo seus vistos..
abraços.

Franklin e Amanda a dit…

Obrigada Natália!
Com certeza temos que nos unir pra atingirmos juntos um objetivo comum.
Continue nos visitando sempre que possível!
beijos