18 mai, 2006

Montréal

Montreal está localizada na confluência do Rio São Lourenço e Ottawa, a 72 quilômetros da fronteira com os Estados Unidos. Fundada em 1642, é hoje conhecida pela diversidade cultural. Mais de 80 grupos étnicos estão representados em sua área metropolitana, sendo que aproximadamente 70% de seus habitantes têm ascendência francesa. Esta é a segunda maior cidade de idioma francês no mundo. A região de Montreal é um arquipélago urbano, com mais de 400 ilhas. A cidade divide uma ilha de 50 quilômetros de extensão no rio São Francisco com os outros 28 municípios que formam a chamada Comunidade Urbana de Montreal.

Montreal possui cerca de 1,8 milhões de habitantes (1,6 milhões após a fissão ser concretizada) dentro de seus limites municipais. A Grande Montreal possui 3 607 000 habitantes, segundo uma estimativa da Statistics Canada. Habitantes da cidade são conhecidos como Montrealer, em inglês, e Montréalais (pessoa do sexo masculino) ou Montréalaise (pessoa do sexo feminino), em francês.

Montreal (Montréal, na escrita oficial da cidade, em francês) é a maior cidade da província do Quebec, no Canadá, a segunda mais populosa do país, e também a segunda mais populosa cidade francófona do mundo. É também uma região administrativa do Quebec. É um dos principais centros industriais, comerciais e culturais da América do Norte.

Com uma incrível agenda de eventos, que inclui os festivais de jazz e de cinema (o internacionalmente conhecido Montreal Word Film Festival), Montreal tem 60 teatros, 161 salas de cinema e 65 mil assentos disponíveis para shows quase todas as noites do ano. A área cultural é uma das mais movimentadas; por lá encontram-se mais de 100 companhias inglesas e francesas de teatro. A indústria da cultura emprega cerca de 90 mil pessoas, e segundo a Unesco, em 2005 Montreal, que anualmente sedia mais de 40 festivais, será conhecida como a cidade da literatura. A Cidade também é considerada um dos maiores centros de moda do mundo.

As 10 atrações mais populares de Montreal:

Cassino de Montreal
Porto de Montreal
Oratório de Saint-Joseph
La Ronde
Jardim Botânico
Biodome
Museu de Belas-Artes
Basilica de Notre-Dame
Museu Pointe-à-Callière
Museu Marguerite-Bourgeoys et la chapelleNotre-Dame-de-Bon-Secours

Muito bem localizada, Montreal, de carro, está a duas horas de distância de Ottawa, duas horas e meia de Quebec e cinco horas de Toronto, tem como suas principais atrações naturais o rio São Lourenço e o Monte Royal, com um parque que recebe visitantes durante todas as estações do ano. O desenho do parque foi feito pelo paisagista americano Frederick Law Olmsted, o mesmo do Central Park, de Nova York.

Montreal possui a segunda maior população francófona do mundo, estando atrás apenas de Paris. Porém, Montreal também possui uma considerável comunidade anglófona, e um crescente número de pessoas cujo idioma materno não é nem o francês nem o inglês.

Montreal possui uma das populações mais bem educadas do mundo, possuindo a maior concentração de estudantes universitários per capita de toda a América do Norte. A cidade possui 4 universidades - duas delas francófonas e duas delas anglófonas - e 12 faculdades. É um centro da indústria de alta tecnologia - especialmente na área de medicina e na indústria aeroespacial. Montreal é atualmente uma das cidades mais seguras do continente americano, sendo que em 2005, foram cometidos apenas 35 homicídios em toda a cidade.

As boas condições econômicas da cidade permitiram atuais avanços na infra-estrura da cidade, com a expansão do sistema de metrô para a cidade vizinha de Laval e o desenvolvimento de um anel rodoviário em torno da Ilha de Montreal. A revitalização de vários bairros, antes decadentes, também está ocorrendo.

Importante:
*As flores na bandeira e no selo da cidade são símbolos da França, da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda.
*O nome da cidade origina-se de Mont Royal, o monte onde Jacques Cartier havia estacado uma cruz no topo, e que o navegador nomeou em homenagem ao Rei que o havia patrocinado, Francisco I. Eventualmente, o nome do monte passaria a ser associado também com a cidade.
*O nome oficial da cidade é Montréal, segundo o governo do Canadá e do Quebec, devendo aparecer acentuado, em todos os materiais impressos no país, seja em inglês ou em francês. Porém, costuma-se omitir o acento em materiais anglófonos, enquanto materiais francófonos mantêm a acentuação.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/montreal
http://www.aircanada.com.br/canada

1 commentaire:

Anonyme a dit…

Olá Amanda tudo bom?
Bom Amanda meu nome é Leonardo e gostaria de algumas dicas p/ dar entrada no proscesso de migração p/ Quebéc ,pq parece ser mais faci doque p/ o canadá por um todo...
olha eutenho 25 anos, sou mergulhador profissional,mas parei de mergulhar tem 2 semanas,moro em São Paulo capital,e por eu trabalhar no Rio de Janeiro eu ñ tinha tempo p/ nada nem mesmo p/ a minha filhinha e q quero aproveitar bastante enquanto estou aqui no Brasil,quero estudar ingles e frances ,pq sei q é necessário p/ a entrevista,vou procurar emprego na area administrativa pq já tinha trabalhado com isso antes (S.A.C. na C&A modas).
ñ tenho curso superior,e gostaria de saber oq eu preciso providênciar ,oq eu preciso faser ,ou eu ñ tenho chance...
um amigo me falou a o processo custa 2000 reais, e eu ñ for aceito eu peco o dinheiro?
tenho um amigo q mora em Ontario,e ele ma chamou p/ morar la ,falou q era só eu ir q tinha emprego p/ ,e era só eu conseguir o visto de turista q é de 6 meses e chegando lá dava entrada na migração q custa 7000 dolares,e segundo ele depois q vc está la é muito mais fácil,porem vc ñ pode ficar um dia sequer ilegal.
desde já agradeço a ajuda e desejo toda sorte do mundo p/ vc e seu noivo.
Leonardo